segunda-feira, 19 de março de 2018

Compra de bens imóveis em nome de menores



Existe um costume no mercado imobiliário em que compradores de bens imóveis negociam com os vendedores para que a Escritura de Compra e Venda seja feita diretamente em nome de seus filhos, que são menores de idade. Esse tipo de transação pode ter diferentes intenções, desde a proteção patrimonial para beneficiar os filhos, ou a equivocada tentativa de fugir de credores.

Verifica-se que a compra direta em nome de menor, como comumente realizada, enquadraria em burla ao procedimento de doação, sendo obrigatório procedimento de declaração perante o Estado de Minas Gerais e consequente recolhimento de mais um imposto, chamado de ITCD – imposto de transmissão por doação, em nosso estado.

É possível efetivar escritura pública de compra e venda diretamente em nome dos filhos, desde que se conste na referida escritura a doação do numerário (dinheiro) em favor do menor. Nesse caso, serão recolhidos dois impostos: o ITBI – imposto de transmissão de bem imóvel, pela compra, em favor do Município, e o ITCD, imposto de doação sobre o dinheiro doado para o negócio.

Quer saber mais?
- E-mail: marcio@despachantedeimoveis.com
- Celular: (31) 99952-4719
- WhatsApp: (31) 99710-4719
- Website: http://www.marciodespachanteimobiliario.com/

#cartoriodeimoveis #matricula #oficialderegistro#averbação #registros #imóveis #direitoimobiliário#iptu2018 #marciodespachantedeimovei #Despachantedeimóveis #Despachantedeimóveisbh #DespachanteImobiliário #cartório #escritura #EscrituradeImóvel #Registrodeimóveis#cartóriodeimóveis #pbh #itbi #itcd #certidão #pactoantinupcial #documentaçãodeimóvel #iptu #despachantebh #usucapião #assessoriaimobiliaria #mercadoimobiliario

Nenhum comentário:

Postar um comentário