terça-feira, 25 de julho de 2017

Doação


Escritura de Doação de bens é o ato no qual o doador, por liberalidade, transfere a título gratuito, sem contraprestação em dinheiro, determinado bem, móvel ou imóvel, para o donatário.

É muito comum a doação da nua propriedade com reserva de usufruto para os doadores, sendo que o usufruto fica reservado ao doador.
Isso significa que o doador tem o direito permanecer no uso e no gozo do imóvel, ou seja nele morar ou alugá-lo, pelo prazo estipulado ou até o seu falecimento.
Com o falecimento do usufrutuário, a propriedade plena do imóvel passa a ser do donatário e não há necessidade de “fazer inventário”, basta apresentar a Certidão de óbito do doador no Registro de Imóvel para averbação.


Na doação, os proprietários dos bens (doadores) podem impor cláusulas com a finalidade de proteger o patrimônio doado. As cláusulas e seus significados são os seguintes:
- Incomunicabilidade – O bem doado não se comunica ao cônjuge (ou futuro cônjuge) do beneficiado pela doação (donatário).
- Inalienabilidade – Impede que o beneficiado (donatário) venda o bem doado.
- Impenhorabilidade – Protege o patrimônio que é objeto da doação, de dívidas do próprio beneficiado pela doação (donatário).

A doação de imóvel é fato gerador desse imposto estadual que precisa ser calculado pela Secretaria da Fazenda – SEFAZ e recolhido pelo interessado para a lavratura da respectiva escritura pública.

Entre em contato conosco:
- E-mail: marcio@despachantedeimoveis.com
- Celular: (31) 99952-4719
- WhatsApp: (31) 99710-4719
- Website: http://www.marciodespachanteimobiliario.com/




#Despachantedeimóveis #Despachantedeimóveisbh#DespachanteImobiliário #despachantebh #despachantecontagem#despachantenovalima #despachantebetim #marciodespachante #doação#herança #documentaçãodeimóveis #EscrituradeImóvel #Registrodeimóveis#itbi #itcd #cartórioregistrodeimóveis #certidões #escrituras #usucapião

Nenhum comentário:

Postar um comentário